Índice
Veja quais são os tipos de Planejamentos Tributários para construção civil e como economizar nos impostos
O planejamento tributário é indispensável para que a sua empresa de construção civil atenda às exigências da legislação fiscal.
O planejamento tributário é fundamental para que uma empresa economize no pagamento de impostos, mesmo atendendo a todas as exigências legais.
É dever do empregador efetuar o pagamento das obrigações trabalhistas de seus colaboradores.
O Brasil tem um sistema tributário muito complexo além da sua carga tributária ser muito alta, figurando entre os países com maior tributação do mundo.
Frente a este contexto, para que as empresas possam continuar no mercado, elas devem procurar mecanismos que auxiliem na redução lícita da sua carga tributária: o que chamamos de planejamento tributário.
Para saber mais dicas de como a sua empresa pode se beneficiar com ele, siga lendo este artigo!
Para melhorar a economia em sua empresa, leia também:
Planejamento Tributário: os tipos mais comuns
Em relação ao planejamento tributário, os regimes mais comuns utilizados na construção civil são:
1. Simples Nacional: feito pela cobrança unificada dos seus impostos, não precisando se preocupar mais com diferentes valores e prazos.
Sendo assim, os seus tributos serão pagos de forma unificada, otimizando a tributação aplicada na construção civil. A tributação de toda essa carga tributária é uma alíquota efetiva de 5% a 21%
2. Lucro Presumido; Utiliza tabelas personalizadas através das quais a Receita Federal fará o cálculo do IRPJ e do CSLL tendo como base a presunção do lucro obtido pela empresa.
Na atividade de construção e incorporação imobiliária, o percentual de presunção é de 8% do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e 12% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A carga total é 14,53%
Para uma empresa ser categorizada no Lucro Presumido, precisa de um faturamento anual inferior a R$78 milhões.
3. O Lucro Real precisa ter um faturamento anual superior a R $78 milhões; depois da venda deduzem-se os custos. Isso feito, o que sobra é o lucro efetivo que estará sujeito à tributação do imposto de renda. O ganho de capital é somado à base de cálculo do IRPJ/CSLL e PIS/Cofins (carga total de 34%)”
Para realização do planejamento tributário, é importante que o contador especializado assuma toda a análise do cenário no qual a empresa está inserida.
Com o resultado em mãos se torna muito mais fácil elaborar um planejamento com soluções que tragam impactos fiscais e financeiros positivos para o negócio.
Relativo à construção civil, o ideal é que o estudo seja realizado por obra, antes mesmo da assinatura do contrato, para ter maior embasamento.
Como garantir precisão no seu planejamento tributário
O planejamento tributário é muito importante para esses empreendimentos.
Por isso, com apoio de uma contabilidade, empresas de incorporação imobiliária e construção civil conseguem evitar problemas com a Receita Federal e ainda pagar menos impostos.
Sendo assim, deve ser adotado sob o viés da multidisciplinaridade, envolvendo principalmente conhecimentos em direito, contabilidade e administração.
Isso porque, o planejamento pode ser operacional, tratando dos procedimentos formais previstos em normas ou costumes.
Além disso, deve ser estratégico, o qual afeta, por exemplo, a estrutura do capital da empresa, localização, regime tributário e organização societária.
Para que a sua indústria conte com uma gestão financeira eficiente, recomendamos que contrate sempre um profissional contábil!
Tenha o apoio da ADN Contabilidade Tenha o apoio da
Somos uma empresa especializada em Contabilidade para Construção Civil, por isso, oferecemos todo o apoio necessário nessa área para que as rotinas tributárias sejam feitas de forma correta e possam garantir o máximo de economia possível.
Entre em contato conosco agora mesmo!
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM ESPECIALISTA EM TRIBUTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL