Índice
Para mudar suas atividades rotineiras, veja como a gestão financeira pode transformar sua realidade financeira
A gestão financeira da empresa deve ser mantida em total sincronia com o setor comercial, contas a pagar e receber e controle de produção. Para que se possa fazer uma ligação entre todos os setores, o sistema deve contar com duas ferramentas essenciais: o fluxo de caixa e o demonstrativo de resultados (DRE).
O fluxo de caixa é a reunião de todos os valores movimentados financeiramente pela empresa num determinado período, registrando todas as receitas e despesas. Cada empresa pode ter uma forma específica para fazer o fluxo de caixa, devendo-se considerar que pode ser necessário fazer uma adaptação.
Um ponto a ser bem entendido é que cada empresa tem um ciclo financeiro próprio e, portanto, o fluxo de caixa deve refletir o que está sendo realizado, permitindo, assim, formatar os lançamentos para uma melhor gestão financeira.
O fluxo de caixa na gestão financeira
O conceito de fluxo de caixa para a gestão financeira é o mesmo, independente do ramo de atividade ou do porte da empresa. Assim, mais do que apenas recursos de informática, é importante manter a disciplina.
Os lançamentos do fluxo de caixa na gestão financeira devem ser feitos todos os dias, acompanhando o movimento bancário. É necessário lançar toda a movimentação, para que o fluxo de caixa possa espelhar a realidade financeira da empresa.
O responsável pela gestão financeira, no entanto ele não deve conhecer apenas o fluxo de caixa: é importante também ter conhecimentos de análise e planejamento financeiro, permitindo analisar os resultados e fazer o planejamento para as ações necessárias, sempre com vistas a obtenção de melhorias.
Assim, é possível na gestão financeira negociar a captação de recursos necessários e fazer a aplicação dos recursos disponíveis.
Na gestão financeira é importante ainda conhecer funções de crédito e cobrança, possibilitando a concessão de crédito aos clientes e administrando os valores recebidos. O controle de contas a pagar e a receber deve ser mantido em conjunto com o fluxo de caixa, permitindo manter o equilíbrio entre receitas e despesas.
Veja outros artigos importantes:
- CLT ou PJ: quais as vantagens e desvantagens? (adncontabilidade.com.br)
- Escalabilidade: Como acelerar o crescimento do seu negócio? (adncontabilidade.com.br)
- Certificado Digital: Saiba O Passo A Passo Para Digitalizar O Seu Negócio! (adncontabilidade.com.br)
A demonstração de resultado na gestão financeira
A demonstração de resultado não é simplesmente uma ferramenta da contabilidade. Ela é fundamental para a gestão financeira, uma vez que, através dos resultados apresentados, podemos avaliar a projeção de lucros ou prejuízos da empresa.
Na gestão financeira, a demonstração do resultado apresenta o fluxo de receitas e despesas, mostrando o aumento ou redução do patrimônio líquido entre as datas inicial e final, devendo ser apresentada de forma dedutiva, com a receita operacional bruta e as deduções de custos e despesas, apurando-se o lucro líquido.
A gestão financeira deve considerar todos os dados, mantendo atenção aos controles e possibilitando que a empresa possa manter sua liquidez de forma confortável, conseguindo resultados satisfatórios para garantir a sustentabilidade.
O controle do caixa na gestão financeira
Devemos entender que o fluxo de caixa é uma ferramenta e o controle do caixa, embora faça parte do fluxo, é totalmente diferenciado. O controle do caixa deve apresentar os valores disponíveis tanto no caixa quanto no banco em tempo real.
A continuidade de operações da empresa precisa de recursos financeiros, e o caixa é o principal item para mostrar essa disponibilidade. Da mesma forma que o caixa, a empresa deve manter em dia os saldos de contas bancárias, permitindo utilizar os recursos para os pagamentos imediatos.
Outros controles da gestão financeira
De forma geral, as empresas trabalham com vendas a prazo, sendo essa uma forma de conquistar clientes que não podem fazer suas compras à vista. O controle de contas a receber faz parte da gestão financeira, havendo a necessidade de mantê-lo atualizado, enviando para o setor de cobrança os clientes inadimplentes e mobilizando recursos para receber os atrasados.
Da mesma forma, a gestão financeira deve dar atenção às contas a pagar, resultado da compra de mercadorias, matérias primas e insumos necessários para o funcionamento da empresa. As contas a pagar são obrigações assumidas que devem ser pagas dentro do vencimento, evitando transtornos futuros com fornecedores.
Além desses controles, entre as atividades da gestão financeira deve constar o controle de custos fixos e variáveis, que devem ser analisados de forma separada, considerando que custos fixos são aqueles necessários para a manutenção da empresa como empreendimento e que os custos variáveis são decorrentes da movimentação financeira.
A gestão financeira da empresa é o alicerce sobre o qual ela pode manter sua sustentabilidade. Prestar atenção em todos os detalhes é garantir que ela possa se manter no mercado e continuar com suas atividades.
Para estar longe de problemas, conte conosco, da ADN Contabilidade
A gestão financeira é o que pode salvar sua empresa ou dar a ela ainda mais sucesso. Para comprovar isso, fale conosco, da ADN!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!